‘’A nossa liberdade é o que nos prende’’

12:16



Essa frase é da Fernanda Mello e eu gosto muito,simplesmente por que ela mostra com absoluta clareza o tipo de relacionamento em que eu acredito, a forma como eu acho que um relacionamento deve ser.
A liberdade pode ser realmente a única coisa que prende duas pessoas, com ou sem intenção de se comprometer. Você nasce livre, vive livre. Essa liberdade é a sua garantia pra não se perder de você mesmo, e você a guarda com unhas e dentes.

Passei horas, conversando com um amigo sobre a questão da liberdade: temos ou não temos controle sobre nossas vidas? Ele tentando me fazer chegar num ponto de entendimento me disse que, na verdade, nós temos um controle parcial por que escolhemos a quem e a quê queremos nos prender.
Bingo!Ele tem razão. Isso só prova que somos 100% livres, ainda que nunca tenhamos 100% de controle.Eu tenho o poder de fazer escolhas. Posso escolher a cor do meu cabelo, minha profissão, a roupa que vou vestir, posso escolher casar, ter filhos ou não, posso ir morar sozinha numa ilha. O que me impede? Só eu mesma me impeço. Com isso,escolhemos as grades onde nos prendemos.Deveria ser impossível pensar em liberdade quando se fala de laços afetivos.

Você conhece um cidadão cuja companhia te agrada, cujo papo te prende. Aquela pessoa que tem “aquela coisa que você não sabe explicar” que faz você não querer sair de perto dela nunca mais. Você se prende à outra pessoa por gostar, querer estar junto, mas mantém a chave na porta. Dizer que você está saindo com uma pessoa há três meses mas que estão só ficando,que você é livre por que não tem compromisso com ela é balela, por que é impossível não ter comprometimento quando se gosta,e se você esta saindo com ela há meses,então é por que esta envolvido.Não existe manutenção pra isso, é uma escolha iludida, ao passo que a relação vai se estreitando.Ao mesmo tempo que somos livres,estamos presos pelo sentimento,não que isso seja uma coisa ruim,ao contrário do ciúme, o amor não sufoca, não prende, não dita regras,não amarra,não condiciona.Ele é solto, é livre, vem de querência intima, está totalmente ligado à liberdade.

Queremos ser livres, mas não suportamos a idéia de vivermos soltos, sem pai,mãe,amigos e um amor. É um preço muito alto a se pagar pelo ir-e-vir.
A nossa liberdade é o que nos prende.Gostamos de estar com uma pessoa com quem temos liberdade de ser nós mesmos, de falar e de sentir. A sensação de estar livres é que nos faz querer estar mais e mais perto, de forma saudável, presos pelo sentimento, pela fome da presença do outro. Estar juntos cada um tendo espaço pra viver a sua vida e dando espaço para os momentos de solidão de cada um. Esse é o verdadeiro significado da palavra TER. Você o tem por que ele vai e volta pra você por livre e espontânea vontade. Simplesmente por que ele gosta do seu cheiro, do seu beijo, da forma como você se veste,da forma como conversa,das sua manias mais esquisitas e engraçadas,do seu humor,até do seu mal humor. Sem contar que tu é boa de cama pra caraca !!!!

Achar que você tem posse da pessoa é perda de tempo, pensamento inútil.
Olhadelas de canto de olho no celular, fuçar Orkut, caixa de e-mail,ligar várias vezes por dia,mostrar que ‘’você está alerta como uma sentinela’’ ,não prende ninguém,ao contrário, pode fazer o relacionamento naufragar. Não adianta você fazer sexo de parar o trânsito, se pendurando no lustre e dando gritos de acordar todos os gatos da vizinhança. Quando a pessoa tem que ir, ela vai. A única coisa que prende ela a você é o sentimento e a admiração.

Deixar a pessoa livre é mostrar que você confia, com isso acabamos fazendo ‘’automaticamente’’com que o outro queira se sentir digno dessa confiança, percebe então onde está a liberdade?
E é essa mesma liberdade que nos faz seguir em frente quando tudo acaba, quando achamos que merecemos ou precisamos de algo melhor.
Então você aprende que amor e liberdade, são os personagens principais de um relacionamento. Ter liberdade enriquece os laços e faz a gente ter mais vontade de ficar junto de alguém. Sendo dois e sendo um. Ao mesmo tempo!

You Might Also Like

34 comentários

  1. Oi Dri
    Concordo plenamente com o texto. Tenho uma relacionamento homoafetivo a 36 anos e as pessoas se surpreendem e sempre perguntam a fórmula para durar tanto tempo. Não existe formula, cada um deve procurar a seu caminho, o nosso está baseado no tripé: amor, liberdade e confiança. Você preservar sua individualidade dentro de um relacionamento para mim é fundamental , nunca procurei minha metade, sou inteiro, o que tenho é um complemento fundamental para o meu equilíbrio emocional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi,Dri!Nossa primeira vez que passo por aqui e com certeza voltarei sempre.Adorei seu texto, nossa me deu até vontade de copiar seu texto e mandar para um "amigo", entre aspas porque ele é mais que um amigo,mas é uma longa história um dia quem sabe eu te conte.Essa frase " a nossa liberdade é o que nos prende" faz parte até de uma música do Jota Quest.Realmente o que nos prende as pessoas é a liberdade, somos livres para ir vir por isso se estamos com alguém é por nosso desejo e pelo desejo da outra pessoa também.
    Parabéns pelo belíssimo text.
    Beijos
    Sibele

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri...

    Muito bom seu texto...concordo com vc...

    "Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Drummond)

    bjos!

    Zil

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que as pessoas são movidas por interesses. Algumas são motivadas para evitar sofrimento. Outras são motivadas para obter prazer.
    Creio que nada tem poder sobre a gente a não ser aquilo que permitimos através de nossos pensamentos conscientes.
    Nas questões afetivas, o amor do outro vem e quando surge uma pessoa mais interessante esse amor vai embora.
    E não adianta ficar procurando pelos em cascas de ovos.
    Todas as mazelas que citastes são excelente dicas para uma relação acabar.
    Embora algum desavisado poderá dizer que para manter quem se ama por perto é preciso tolerância, paciência ..etc.etc.
    Sou tolerante até ali. e minha paciência vai até a pag.2

    Bom fim de semana glamourosa.

    Beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Quando se envolve com alguem, a liberdade passa ser algo de dois. Não mais a liberdade de nós mesmos, mas sim para o que vamos teletransportar a um outro ser.

    a liberdade é algo que conquistamos mediante a sinceridade e confiança.
    um beijo, seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Dri,

    eu simplesmente amo essa frase!! A primeira vez que a ouvi, foi na música mais uma vez do jota quest. Fiz dela meu mantra rsrs
    As vezes confesso, é difícil bancá-la, mas é meu total sonho de consumo!

    Muitos beijos e ótimo fds

    ResponderExcluir
  7. Olá! Fiquei um tempo (um mês e alguns dias)sem acessar blog nem nada. Ontem voltei à blogsfera.

    Adorei esse post!!!
    Fez lembrar quando conheci meu amor... eu disse pra ele uma vez: "sei que ninguém é de ninguém, mas eu sou seu, pq é a minha escolha".

    Obrigado pelo comentário deixado no meu blog hoje cedo. Por meio dele que cheguei ao seu novo endereço.

    Muitas felicidades!

    = )

    ResponderExcluir
  8. O LANCE É ASSIM...

    Compreendi os seus apelos
    (ainda que cheios de dedos)
    para que eu ficasse
    no meio passo,
    falasse manso.

    Mas, por instito,
    talvez...
    Contei até três
    e desperdicei meu último
    sorriso sonso.

    São coisas da vida
    em corda bamba,
    com uma imensa balança
    medindo
    o medo e a coragem
    de desafiar
    o obscuro.

    Cada um ama como pode.
    Você ama com receios,
    eu vivo em meio aos tiroteios.

    Cada dia enfrento o terror
    de temer acender a luz
    para iluminar
    as alternativas
    quase impossíveis.

    BEIJOS..........................


    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. A liberdade que nos prende e´a liberdade do amor pleno que tanto buscamos nessa vida...beijos de lindo final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Amiga, parabéns, como sempre!
    Muito legal seu texto.
    Também acredito que quando gostamos de uma pessoa, muitas coisas mudam. Passamos a descobrir um outro tipo de liberdade, não é mais aquela que você pode sair quando e com quem quiser sem dar "satisfações". A partir desse momento, existe uma segunda pessoa fazendo parte da sua vida e ela merece o mínimo de respeito.


    Manter a liberdade em um relacionamento é fundamental. Cada um tem seu momento de solidão, e é preciso respeitar. Continuar saindo com os amigos, jogar futebol, ir ao cinema com as amigas, etc., isso deve continuar fazendo parte da rotina, porque vamos confessar que proibir tudo e dizer que tem que fazer tudo juntos é furada! Isso não existe.

    "Sem contar que tu é boa de cama pra caraca !!!!" hahaha boaa Dri! xD

    E sobre o seu tombo, senti sua dor... o meu foi espetacular, deviam ter filmado haha
    Ri muito depois que cai, afinal, um tombo é sempre engraçado xP
    Já estou melhorando, até digitando estou conseguindo! Mas somente isso, sem movimentos bruscos rs
    Sei como a vida é corrida, mas sei também que se pudesse estaria todos os dias me visitando (me achei né? hehe)

    Vou ficar por aqui porque já falei demais!

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  11. Dri...

    Ah!... como é cativante esse cativeiro!!!


    BeijOOO
    AL

    ResponderExcluir
  12. "Essa liberdade é a sua garantia pra não se perder de vc mesmo..."
    Irretocável e se conseguíssemos entrar nos nossos relacionamentos sempre com essa consciência as possibilidades de sucesso e longevidade seriam muito maiores.
    Ótimo texto e muito inteligente.
    Um fds delicioso de "liberdade assistida"... rsrsrrsr
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Dri!!!

    Eu amei o texto!!!

    Liberdade é leve...

    Um beijo e lindo final de semana!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dri, cheguei aqui pelo Cantinho She. Amei o texto, a frase, sua forma de escrever... Muito bom!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Dri !
    A nossa liberdade é que nos une !
    Somos um casal feliz, que não vive um sem o outro !
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  16. Falou tudo!
    Uma coisa é cultivar, manter o relacionamento. Outra coisa é tentar sufocar.
    Bom fim de semana para você tb querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, esse foi o melhor texto que le hoje.
    Muito bom, a peça chave para um realcionamente em meu ver, é liberdade, confiança e amor.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  18. sábias palavras. parabéns! miaaauuu...

    ResponderExcluir
  19. Interessante!
    Vou voltar de certeza.

    Abraço português

    ResponderExcluir
  20. BEijo carinhoso de lindo sabado pra ti querida...

    ResponderExcluir
  21. Especial seu texto, de tão bem escrito.
    Assino embaixo o que vc nos transmitiu.
    É isso mesmo. Amar é compartilhar, respeitar. Abrir mão de parte de sua liberdade, integrar-se com alguém. Não ser dono, apenas dividir sentimentos.

    Sexo "pindurado no lustre", amor que sufoca, falta de liberdade... não é amor. É apego, paixão, dependência, demencia...

    ResponderExcluir
  22. Cheguei agora pelas mãos do querido Alexandre, o @mauj77. Amei. COncordo muito com o texto e uso isso na minha vida. Amar sem sufocar, viver livre e junto, muito bom, funciona mesmo.

    Martha Medeiros tem um texto sobre isso, em que faz analogia com os flanelinhas que dizem ao motorista:- Tranca e deixa solto! (Tranca o carro, mas não puxa o freio de mão, deixa solto para pequenos movimentos).

    Já estou seguindo e vou fuçar por aqui, porque goxxxtei!

    ResponderExcluir
  23. Em resumo, amiga, para ser dois, primeiro é preciso ser um, aí então 1+1=2!
    Bjsssss, gostei do texto.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Dri! Tenho um texto sobre a liberdade pronto, mas nunca postei, por ser muito pessoal. Vou colocar na terceira pessoa e publicar qualquer dia desses. A conclusão é: sim, a liberdade implica uma exposição e desprendimento tão grandes, que as pessoas preferem as prisões auto-impostas. É triste, mas é essa a conclusão a que eu cheguei. Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, você tem toda a razão. Acredito que seja por isso que namoro mais de cinco anos, pela necessidade que existe entre um e o outro mais a falta de exigências e o excesso de respeito.

    Não adianta não deixar a pessoa ser o que ela é,o que mais queremos é viver, apenas isso!!!

    Parabéns, disse tudo e mais um pouco!!

    beijosssss

    ResponderExcluir
  26. Maravilhoso e verdadeiro, não existe receita apenas cada um faz sua parte, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  27. Oi Dri!
    Olha, você disse tudo, nem dá pra acrescentar mais nada. Ainda nesta semana eu conversava sobre isso com colegas de trabalho. Não consigo entender nunca essa marcação cerrada que alguns fazem. Pra mim funciona assim: se eu não posso confiar em alguém a ponto de ter que ficar vigiando, qual é a razão de estar junto? Se eu não posso confiar, não quero estar junto. Não nasci pra esse stress não. Sou super de boa com essas coisas, mas tb se pisar na bola, é uma vez só.
    bjoss e uma super semana pra vc.

    ResponderExcluir
  28. Dri, Ogrigado pela visita e bela fragrância que deixastes permeando minhas atmosferas.

    Beijos e boa semana com muitas bençãos...
    E Viva a "liberdade de estar mos presos a alguém.""

    ResponderExcluir
  29. Acho tão lindo a maneira como você fala de Deus amiga... COncordo com suas palavras sobre perdão. É como se um peso saisse das costas :)

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  30. Você escreve muito, parabéns!
    Amei esse texto
    "Ter liberdade enriquece os laços e faz a gente ter mais vontade de ficar junto de alguém. Sendo dois e sendo um. Ao mesmo tempo!"

    Maravilhoso!!!

    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  31. Seria tão bom se a liberdade existisse de forma natural em todos os relacionamentos.
    Bjs!

    ResponderExcluir

MELHORES DA SEMANA

DIREITOS AUTORAIS

Licença Creative Commons
Este Blog está licenciado com uma Licença Creative Commons. Todos os textos neste site são de autoria de Dri Andrade Carollo. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CRÉDITOS NAS IMAGENS

Algumas imagens que aparecem neste site são retiradas da internet. Se você possui os direitos de alguma, favor entre em contato, diga seu nome e eu coloco. Obrigada!

Subscribe