Ser Leve

22 de janeiro de 2011

Li uma frase em uma revista onde a jornalista perguntava à dona de um salão de beleza que funcionários e clientes costumam descrever como uma pessoa leve,qual era o segredo para conseguir isso. A resposta dela foi: “Tem gente que vem pro mundo de caminhão e tem gente que vem de bicicleta. Eu sou da turma da bicicleta”.

Fiquei fazendo a comparação. Na mesma hora me dei conta de que me encontrava na outra turma, a do caminhão. Não tenho bagagens emocionais,não guardo mágoas,no entanto,meu tipo de bagagem é de querer fazer mil coisas,não me aquietar,me preocupar sem necessidade .Me encher de prazos.Pensei no tamanho do Scaner que era preciso para transportar minhas ansiedades,imaginei a bagagem compacta da dona do salão e concluí que era hora de mudar meu estilo de vida. Foi quando me dei conta do quanto ‘’mudar de vida’’ é algo ambicioso, então acho que é mais fácil tentar viver de forma mais descomplicada.Decidi que iria buscar isso pra mim, desde então tenho lido e tentado entender sobre o assunto. O escritor francês Paul Valéry disse: “É preciso ser leve como o pássaro, e não como a pluma”. Entendi que existe uma linha tênue ai. Fui buscar a interpretação disso e encontrei o italiano Italo Calvino defendendo sua tese :’’ A pluma flutua – um vôo sem plano,sem direção, sem desafios. Os pássaros riscam o ar com precisão, colocam a leveza a serviço do existir.’’ Gente! Quem é capaz de ter um insight desses?

Sei que não existe uma regra ou fórmula de como viver plenamente. Cada um tem a sua receita,talvez o que seja leve pra mim,seja um peso pra você e vice-versa. Talvez,acordar cedo e caminhar na praia seja leve pra mim, já pra você,ser leve seja poder ficar na cama até o meio dia. Não existe fórmula entende?
Ser leve é se sentir bem consigo mesmo,ser bem humorado,ser mais agradável e generoso também .Ser responsável por suas escolhas e se manter firme nelas. Ser leve é ter paz. É respeitar seus desejos mais íntimos. É ter a sensação de que o mundo não precisa parar pra você descer. É saber que as coisas acontecem e andam no ritmo certo.É não se apegar às asperezas da vida,mas sim saber apreciar o que há de melhor nela. É ir a um show de MPB.Ir ao teatro e assistir uma comédia numa terça feira à noite. É saber que tudo dará certo e se não der, você com certeza terá outra chance. É conseguir sentar-se em um local calmo e folhear um livro. É gostar de música e de sol.É saber que (como alguém já disse antes)a direção é mais importante que a velocidade. É ter um passado sim,mas viver em harmonia com ele.É não esperar pelo futuro por que ,na verdade, o futuro acaba no exato momento que começa.É ter roupa limpa e casa arrumada.É deixar os problemas por um minuto e passear com a sua cachorra na praia. Ser leve, é amar e ser amada.É saber que se você não pode resolver, não adianta se descabelar.É olhar mais pra você e menos pra vida dos outros.
Não é buscar a felicidade em cada coisa que faz ou em cada lugar que vai. É saber que a sua busca não acaba quando você encontra o que queria.

Se ser leve tivesse uma fórmula,eu a escreveria aqui, mas por enquanto,só posso escrever do pouco que estou conhecendo. Mas posso dizer o que recomendam os guias de viagem: ‘’Travel light’’ , viaje leve. Ainda que essas atitudes não nos permitam chegar ao paraíso, pelo menos nos permitem viver com menos pressa e mais qualidade.Quando eu chegar lá te falo!!

Beijo.
18 comentários on "Ser Leve"
  1. Viagem leve é aqui no seu espaço, lindona!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a analogia da bicicleta e caminhão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri
    Eu estou na turma da bicicleta, mas tem hora que isso me incomoda um pouco, sou tão tranquilo que acho que sou lerdo rsrsrsr
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto. Me senti tão "pesada" lendo ele... Acho que tá na hora de largar um pouco da bagagem pelo caminho e aliviar a minha carga.

    Beijos querida, bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. leve como um pássaro, q voa mas com destino é bom...

    ResponderExcluir
  6. Dri, confesso que faço uma força danada para pertencer à turma da bicicleta e nem sempre consigo. Sou como você... me preocupo demais, carrego o mundo nas costas, me encho de cobranças e responsabilidades. Mas vez em quando cai a fica, sabe? E me pergunto o porquê de me esforçar pra caminhar tão pesada... é aí que paro, repenso e tento viver assim, da maneira mais leve que posso.

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  7. Olha,
    Tb faço parte da turma do caminhão...ser da turma da bike é coisa pra quem pode,não quem quer...
    querer eu bem queria mas comoabandonar hábitos que nascem conosco?
    Difícil...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olha,
    Eu sou da turma do cainhão mas queria ser diferente!
    Ser da turma da bike é pra quem pode,não quem quer...
    Abandonar hábitos não é fácil ainda mais quando alguns já nascem conosco...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante essa teoria! Preciso urgentemente aplica-la à minha vida! hahahah Eu já tinha ouvido falar de algo do gênero e já tinha percebido a diferença entre as pessoas leves e as da turma do caminhão (é eu tb to nessa amiga! heuheu) mas sabe qual a beleza da vida? pode mudar na hora que a gente quiser. claro que isso requer determinação e uma concentração assustadora. As pessoas mais tranquilas que eu conheço meditam ao menos uma vez ao dia, se prendem menos às coisas e se alimentam de maneira mais saudável...claro q isso contribui no geral, mas personalizando a experincia, é preciso saber o que quer pra prosseguir no desafio sem perder o foco da própria personalidade. beijoquinha Dri! Fica com Deus querida

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Mas como eu adorei isso....
    Acho que tb sou da turma da bicicleta =D
    Levo só o q for de bom...

    Benhe, saudades de passar aki!
    Passa lá!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Mesmo que chegues lá, não vais falar, porque o que falares não vai adiantar.Ninguém te vai ouvir, ou melhor, vão-te ouvir, mas depois vão fazer aquilo que acharem melhor. Como bem disseste, cada um tem o seu jeito de interpretar o " ser leve " e compete a cada um escolher a maneira como quer viver a sua vida. Eu estou há muito a aprender a " ser leve " Não é nada fácil, mas, aos pouquinhos, vai-se descarregando peso e vai-se voando mais fácilmente. Adorei essa diferença ente pássaro e pluma; não há leveza maior que a da pluma, mas, ela não se segura; devagarinho desce e lá está estatelada no chão; não podemos ser assim ; temos que ser como os pássaros...ensinaram-nos a voar, aprendemos e agora temos de escolher o nosso rumo e tentar atingi-lo com a serenidade do passarinho; quando ele quer, desce, pousa numa árvore e segue depois em outra direção; nós também podemos fazer isso; a cada dia temos um novo começar; não nos devemos esquecer nunca disso! Um beijinho e parabéns pelo tema e texto. Uma boa semana!
    Emília

    ResponderExcluir
  13. Li um comentário seu no blog do meu amigo Wanderley e ele me trouxe até aqui. Adorei seu blog, muito bom mesmo.
    Beijos. Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado tenho pensado muito o quanto me falta leveza, e como preciso dela em certos momentos,mas o que tenho visto é a falta de tolerância consigo mesmo.É preciso exercitar este ato,corremos o risco denunca atingirmos o grau de exigência que nos impomos e por resultado temos pessoas frustradas.

    bjo Dri e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Ai amiga, saudade também! O que fazemos? rs

    E ser leve não é tão fácil né? Por mais que você esteja feliz, sempre tem aqueles dias que nos deixam cheias de preocupação e desanimadas... Mas ainda bem que são apenas alguns dias xD
    Estava lendo o livro "O poder da paciência" mas não tive paciência pra terminar de ler xP

    Beijoo amada!

    ResponderExcluir
  16. Oi linda, saudade! Estou de volta.
    Depois venho te ler com tempo pois preciso trabalhar agora.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Auto Post Signature