Desconstruindo o amor

14 de junho de 2017


O amor não tem roteiro, ele pode nascer das coisas mais imprevisíveis e germinar nos lugares mais insólitos, tipo planta que nasce no meio do asfalto.
Amor não tem fórmula, o amor é! Ele é aquilo que te faz ter certezas, que te mostra novos caminhos, que fica com você quando todo mundo vai embora. Quem ama sempre fica, quem diz que ama e vai embora, nunca amou. Quem ama abdica. Quem ama esta disposto. Quem ama quer estar sempre perto. Quem ama encontra caminho e da um jeito. Quem ama tem coragem de dizer o que sente. O amor é escolha, não sacrifício. Foi Jean Paul Sartre que disse: ‘’ Somos completamente livres para escolher nosso próprio rumo’’. Por isso, quem fica ama!
Esqueça tudo que te ensinaram sobre, '' ame alguém que te trate assim, que te de isso, ou que faça aquilo''. Amores reais nem sempre vem com pacote completo, aliás, ninguém vem. Precisamos cortar o cordão umbilical com toda essa historia de alguém que venha para suprir toda a nossa carência de afeto. Não existe! Nem a gente mesmo se supre 100%.  Chega de relações com padrões pré-estabelecidos, amar, é se apresentar sem embalagens.
Quantos ‘’bons amores’’ passam batidos porque estamos esperando a mega sena acumulada do amor. Aquele amor que tira o ar, que arrebata, a pessoa que nunca vai nos decepcionar, a felicidade enlatada Hollywoodiana. Nos agarramos a esse tipo de amor como uma espécie de Papai Noel que aguardamos de janeiro a dezembro e...que nunca chega, e a gente se frustra e vai pra pista em busca do próximo e o próximo e o próximo. Ai chega uma hora em que o amor fica cansado, cai fora, pede as contas, e deixa você com sua incompletude auto-suficiente e as verdades que ninguém te conta: Que o amor de verdade não é tão perfeito quando nos filmes de Hollywood. Existe a crise, existe a rotina e existem também os dias nublados. Não tem lua de mel todo dia. Mas tem gente que fica, que se reinventa, que luta e que faz valer à pena. Isso sim tem nome de amor. Sentimento que precisa ser trabalhado dia sim e outro também.

Claro, a  parte boa é maravilhosa, mas o amor (mesmo), é de verdade todo o resto que ninguém nos conta. Acredito mesmo que o amor vem para os distraídos. Ele está muitas vezes ali, na paisagem infértil de pavimento impermeável, onde parecia não haver nenhuma possibilidade de vida.
Temos muito o que aprender com as plantinhas que nascem no asfalto e paredes e telhados de casas, porque assim como elas, essa é a beleza do amor, ser determinado e persistente, desejando se manter vivo, sobrevivendo até mesmo nos lugares aparentemente impossíveis, superando a dureza e a pesada bagagem das nossas expectativas. Vamos deixar o amor livre desta obrigação, não existem amores perfeitos , mas amores possíveis, de janeiro a dezembro.





16 comentários on "Desconstruindo o amor"
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga linda! Com certeza te aviso, estou elaborando uma lista Vip e te aviso ta? E vamos marcar esse café!!!! Beijo , beijooo

      Excluir
  2. Que texto mais lindo e inspirador! Amei muito ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anne linda, que bom que gostou, sempre bom ter você por aqui!!! Beijos

      Excluir
  3. Oi Dri.
    Muito obrigada por sua visita e comentário lá no Doces!
    Gostei muito do seu cantinho e principalmente deste texto lindo e motivador. Ah o amor! Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço minha linda!!! Volte sempre que quiser...fico feliz que tenha gostado e se inspirado. Beijo grande

      Excluir
  4. Olá
    Acho que muito precisa ser discutido ainda sobre toda a romantização sobre encontrar alguém. Eu encontrei alguém que me arrebatou e não deu certo. Deu certo com o cara tímido da minha sala que só falava comigo por MSN por vergonha de falar pessoalmente. Deu certo com a pessoa que meus amigos nunca imaginariam, nem mesmo eu.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Lary? Nem sempre o amor vem certinho e perfeito como a gente quer e até imagina...mas o importante é que ele venha um dia, seja de verdade e chegue pra ficar. beijão!!!

      Excluir
  5. Como sempre, amei amiga! É o que falamos vez sim e outra tb rs Muitos precisam ler esse texto. As pessoas que romantizam demais, e as pessoas que criticam os casais que trocam declarações por acharem que soa como falso. Não é legal ficar dividindo os problemas a dois pra todo mundo ver, mas as pessoas precisam saber que existem. Amor com paixão existe, mas depois de um tempo a paixão diminui. Agora se tiver só paixão sem amor, é difícil durar não é? Só nós sabemos o quanto é verdade essa história de amor real 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amiga!
      Verdade, como disse, esse texto surgiu das nossas muitas conversas. É claro que não podemos minimizar o amor em função da rotina ou da paixão que diminui com o passar do tempo, até porque, o melhor do amor é isso, ele É, independente da paixão estar forte ou não. E como vc disse, só a paixão não sustenta o amor, pq ela é empolgação do momento e amor, é o dia a dia. AMOR REAL!!!!!! beijossssss

      Excluir
  6. Ualll que texto mais lindo e inspirador , eu li umas 3 vezes , não porque é um texto difícil de interpretar mas justamente porque faz você querer lêr e devorar cada palavrinha , o amor é um sentimento que vai além do que possamos imaginar ou pensar não que ele seja complexo mas acredito q ele seja profundo e se manifesta de várias formas , até mesmo nas imperfeições que passam despercebidas nos nossos olhos , criamos expectativas erradas sobre amor em achar que ele se da como nos contos de fadas e no que diz as mídias , o amor de fato pode ser sentido desde que deixamos ele fazer parte da nossa vida sem esperar entrada triunfal , ou um musical de fundo tornando tudo mais mágico e poético , ele chega despercebido sem glamour e quando chega se torna algo inestimável e grande e muitas vzs se fortalece nas tempestades da nossa vida !!!! Ameiii seu texto você escreve maravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse muito bem, Jo, e o legal é que cada um tem a sua percepção do que é o amor e de como ele altera as nossas vivências individuais, por isso gostamos de discutir esse tema sempre. beijos obrigada pelos elogios e por vir!!!

      Excluir
  7. O texto que eu precisava ler! Maravilhoso. Amei seu blog.
    Também escrevo textos: esfilhadorei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, que bom que caiu certinho ai em você! Obrigada por vir, vou dar uma passada no seu blog sim, beijos

      Excluir
  8. olá querida,como sempre soberba em suas crônicas ,esta muito real.Mas o Amor sobrepuja tudo até escolhas incoerentes, ou que "achamos"isso sim incomoda , não temos que achar nada ,precisamos nos olhar sentir o que nos move e entender que tipo e amor é esse... Bjs. Claudete

    ResponderExcluir
  9. Bom estar aqui...

    Aconteceu um probleminha com a lista de blogs que eu sigo, por isso estou seguindo de novo.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir

Auto Post Signature