''O caminho é IN, não OFF."

19:21

"Você não vai encontrar caminho nenhum fora de você. O caminho é in, não off."



Essa frase é do Caio Fernando Abreu e eu já tomei ela pra mim faz muito tempo, por que acho muito verdadeira. Por mais que aqui fora existam muitos caminhos pelos quais podemos seguir, é exatamente dentro de nós aonde vamos encontrar todas as respostas de que precisamos. Outro dia eu estava na Saraiva folheando uns livros e achei o estudioso da mente humana Carl Jung dizendo : “Quem olha pra fora, sonha. Quem olha pra dentro, desperta”. E esse pensamento me fez entender absolutamente que Deus está me orientando direitinho sobre o que fazer para me manter na rota certa pra dentro de mim e nessa rota, tenho sentido uma necessidade imensa de tirar tudo o que não se aproveita, tudo o que não produz  paz e satisfação. Me recolher e ficar mais IN de verdade, pelo menos por um tempo. Às vezes eu preciso me aquietar. Parar tudo pra descer, respirar, me encontrar e ai então, subir e retornar ao caminho, só que munida de mais energia, mas segurança, mais fé e autocontrole.

Na vida a gente aprende muitas coisas, mas entre as que eu mais gosto é de aprender a ser gente a cada dia. Não uma gente qualquer. Uma gente de juízo, uma gente corajosa, uma gente que sente, que chora, que luta, que ama e que faz tudo valer à pena. Que não deixa nenhuma lição passar sem ser absorvida. Que não quer viver num estado extasiado de felicidade por que compreende que, um dia se ri, no outro se chora, mas que não se pode viver prostrado. Tudo ao nosso redor é inconstante sim, e isso não é obra especial da vida com você, a vida é assim para todos. Um dia estamos nas nuvens, alegres, vendo beleza em coisa simples, agradecendo a Deus. No outro, estamos amoados, aborrecidos, entediados, achando tudo sem graça. Por que a vida é feita de ciclos. Ando procurando ter calma comigo e minha ansiedade e cada vez me convenço mais de que não viemos nessa vida a passeio, a gente tá aqui pra aprender, se aprimorar. Por que a gente não nasce pronto pra tudo, dá medo às vezes não sabermos o que fazer. Viver não é fácil, quem disse que seria? A gente tem que ter uma sensibilidade enorme durante o nosso trajeto pela vida. Minha avó, que já não está mais entre nós e que eu considero que era uma mulher muito sábia, sempre dizia que : ‘’ Viver não é força, é jeito’’. E ela sabia bem, pois nem sempre teve uma vida fácil. Todos erramos em muitos momentos, mas, o que vai fazer a diferença é como cada um lida com o erro. Mudar a rota e corrigi-la ao invés de ficar achando que não precisamos mudar.

Deus tira da nossa vida quem não era pra ser e coloca nela quem a gente não imaginava que pudesse amar tanto. Muitas coisas vem e outras vão, mas conosco permanece a certeza de que, o que ficou faz muito sentido e o que se foi, teve prazo de validade vencido. A vida passa a ser importante no momento em que descobrimos a que viemos.E isso não é nem um pouco fácil. Demanda tempo, experiências, lágrimas, orações, meditações, entrega e humildade. É querer se libertar a cada dia de seus demônios, das suas correntes, dos seus abismos que chamam outros abismos. Eu quero viver bem. Quero continuar com o mínimo de pureza e leveza que a vida não conseguiu levar de mim através das dificuldades. Quero me manter sóbria, atenta. Quero me manter cantante, sensível, honesta comigo mesma e com os outros, me quero inteira. Me quero viva. Que nada do que entre pelos meus ouvidos venha fazer alguma força contrária aqui dentro. Eu acredito no pensamento positivo, eu acredito na fé, que embora queira nos abandonar algumas vezes, sempre está ali quando desejamos recuperá-la. Lí uma frase não me lembro agora aonde que diz: “VOCÊ NÃO PODE PARAR O VENTO, MAS PODE MUDAR A DIREÇÃO DA VELA”! Nos momentos de confusão, estresse e cansaço, eu lembro disso e começo a tentar mudar a direção da minha vela. Pra não ficar batendo a cabeça na parede da vida esperando ela sair da frente por que eu quero e preciso passar. Podemos perfeitamente encontrar caminhos para contorna-la. Podemos e precisamos recomeçar por que é isso que nos mantém vivos, ativos.

Vamos nos conhecer mais. Preencher nossos vazios e nos livrar das coisas que não nos fazem bem. Eu ainda tenho muito o que amadurecer. Mas certos erros  não cometo mais. Certas lições eu já aprendi e não me esqueço.  Então, vamos com força mas vamos com jeito. De vagar, mas sempre. Com alegria na alma, fé em Deus e acreditando na gente. Aceitando as coisas com um olhar positivo , apesar dos tombos, das quedas, decepções às vezes, ainda que doa, sabendo que tudo gera um aprendizado e amadurecimento, ando tentando introjetar isso em mim, por que é como diz a Lya Luft em um dos seus livros: ‘’...A vida é um processo... É como subir uma montanha. Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente, a paisagem visualizada é melhor...’’
Muitas vezes o monte intransponível na nossa vida somos Nós mesmos. Não somos donos de nada,nem de ninguém, nem mesmos das nossas certezas, o máximo que podemos decidir sobre a nossa vida é o nosso fim de semana. *

                          ''Me contento com o por enquanto. É tão mais leve de se carregar."

                                                               (Beatriz Gonçalves)

   

You Might Also Like

24 comentários

  1. Oi,Dri!Já tava quase indo dormir, vista cansada,mas muito bom teu texto valeu muito a pena ler até o final,pois é eu to precisando desse tempo para refletir mais sobre mim, a minha vida,meus objetivos para 20112,tenho que olhar mais para dentro de mim e me preocupar menos cm o que está fora do meu alcance.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai flor, muitas coisas só dependem de mudarmos a direção nosso olhar, ou...da vela rs...mas seguindo sempre em busca do que nos faz sentir completas e que acrescenta aos outros tbm...
      beijocas

      Excluir
  2. Oi, Dri...

    Esse modo de viver eu já faço uso faz um tempo. E a conclusão que cheguei é que não preciso de tanta coisa pra poder viver bem e feliz. E o que importa é o hoje, amanhã ninguém sabe....
    Contornar a vida como a água faz com os obstáculos que encontra pela frente...

    Ótima semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão Clara, deveriamos precisar desse pouco para sermos felizes, uma di chegamos la bjs

      Excluir
  3. oi querida...

    amei esse texto...tem tudo o que a gente sente...e experimenta no decorrer do amadurecimento...da vida que passa...e da vida que ainda está por vir...

    graças a Deus sempre estamos nesse processo de amadurecimento...sempre aprendendo...e esse polimento é maravilhoso...é dai que vemos a beleza da jóia...do raro diamante....da preciosidade da pedra...

    um grande bjo querida e preciosa amiga...


    Zil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse processo pode ser doloroso, dificil, árduo, mas no final eh recompensador com certeza,

      beijos minha querida

      Excluir
  4. Excelente texto! voltarei ao seu espaço mais vezes! bjs

    ResponderExcluir
  5. Lindo Dri! Este é o caminho da felicidade... Continue olhando pra "dentro" de si que tudo de positivo vai continuar brotando desse lindo coração. Peace 'n luv. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quem disse que era fácil viver... Independente da maneira que você vive, se é solteira, se é casada ou se é divorciada... A vida não é um mar de rosas mesmo e a cada tombo aprendemos mais e mais. Não estamos livres do sofrimento mas é uma escolha continuar ou não vivendo assim. É preciso amadurecer mesmo, pensar melhor nas atitudes e fazer uma limpeza geral pra viver melhor :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei receber sua visita! Volte sempre!
    Bj carinhoso
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  8. Dri querida...arrasou...que post mais verdadeiro meu Deus!!! E essa tua avo, hein???
    Outro dia mesmo estava lendo sobre a importancia do silencio quando buscamos respostas. Nada como uma boa meditada nessas horas!!!
    Beijocas querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muito essa do silencio pra encontrar respostas Tati...sempre funciona bjs

      Excluir
  9. Preciso falar que eu AMO seus textos pela 1989846501283471295629356236570369782182637150560935187359143756237 vez?! Entao ta: EU AMO TEUS TEXTOS!
    Bjoca!

    Jana do Rafa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAhhhhhh.....eu te adooooorooooooo Guriaaaaaa!!!!!!!!!!!

      Excluir
  10. É fato que quando as revoluções internas começam a acontecer a vida externa começa a mudar. O resultado disso está nas nossas atitudes e no que recebemos de volta como respostas. Aí encontra-se a lei da causa e efeito. O mundo gira e o processo acontece.
    Esta frase do Jung eu tomei pra mim faz muito tempo. Acho que o olhar interno nos faz crescer e automaticamente nos recolhemos e começam as rupturas, os filtros e as seleções naturais.
    Complementaria o teu ótimo post com a frase da ótima introspectiva Lya Luft: a solidão é um vasto campo que deve ser atravessado acompanhado.
    Bjokas Dri

    ResponderExcluir
  11. Nada passa despercebido pelos olhos de Deus... Se o caminho vai ser maior ou não, não importa, vc vai suportar passar por cada caminhada. E acredite, esses conflitos só nos fazem ainda maiores, em todos os aspectos, se assim desejarmos.
    Um beijoooo!

    ResponderExcluir
  12. As vezes a gente tem que esperar que a direção do vento mude, pra enfim despertar e olhar pra si mesmo....
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Amiga que texto incrível! Tudo isso faz muito sentido pra mim no momento que eu estou vivendo agora, sabe? acho que a parte mais complicada é perceber quando devemos mudar a direção da vela. o timing.
    acho que minha internet voltou de vez agora! beijocaaa

    ResponderExcluir
  14. Dri, adorei...texto inspiradíssimo!!! nós fazemos nosso caminho!! beijos

    ResponderExcluir
  15. Gente, esse texto é uma lição de vida, amei.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá..boa-noite!
    Comecei meu blog agora..e gostaria muito que vc pudesse fazer parte dele!
    Vem me visitar..ver se gosta do assunto e seja bem-vinda! A paz pra ti!

    Menina!

    ResponderExcluir
  17. *Dri, boa tarde !!!

    *Menina, gostei muito da frase da sua avó !!!

    Se me permites, vou usá-la como *Mensagem da Semana*

    nas minhas primeiras aulas nas minhas salas a semana

    que vem ! (*Qual era o nome completo de tua avó ?!

    Qual era a profissão dela ?! Gosto de por essas informações

    sobre o autor da frase da semana em minhas aulas !!! :D).

    *Dri, neste trecho abaixo ... Menina, você me lembrou das

    minhas fases IN !!!
    "Às vezes eu preciso me aquietar. Parar tudo pra descer, respirar, me encontrar e ai então, subir e retornar ao caminho, só que munida de mais energia, mas segurança, mais fé e autocontrole."

    *Dri, essas frases são muito IMPORTANTES !!! Saímos FORTES

    à beça das mesmas !!! :D

    *Garota, fiques com Deus e ótimo final de semana !!!

    *Abraços e *Beijos dessa "tia moderna" que te

    curte muitooooooooooo !!! :)

    ResponderExcluir

MELHORES DA SEMANA

DIREITOS AUTORAIS

Licença Creative Commons
Este Blog está licenciado com uma Licença Creative Commons. Todos os textos neste site são de autoria de Dri Andrade Carollo. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CRÉDITOS NAS IMAGENS

Algumas imagens que aparecem neste site são retiradas da internet. Se você possui os direitos de alguma, favor entre em contato, diga seu nome e eu coloco. Obrigada!

Subscribe